Ano de eleição para reitor na USP. Em quem votar? Pergunta difícil de responder.

Ano em que publicam políticas com inverdades, na tentativa de enganar a comunidade uspiana e os colégios eleitorais.

Na última terça-feira, 23/09/2025, a PRIP enviou à comunidade acadêmica um e-mail divulgando o lançamento do Edital Público para ingresso de crianças nas creches do campus da capital, com 41 vagas na Creche Central e 12 na Creche Saúde.

Curiosamente, o que ninguém viu ainda é o edital para concurso público de contratação de profissionais para as creches ou, ao menos, o edital de convocação das pessoas aprovadas no concurso de PROFEI (Professor de Educação Infantil), realizado em abril deste ano, já que as últimas professoras que ingressaram na creche o fizeram pelo concurso que aconteceu há 14 anos, em 2011.

Enquanto isso, a PRIP segue “contratando estagiárias” para atender à falta deixada pelas professoras que se exoneraram ou se aposentaram (para cujas vagas a PRIP havia se comprometido a abrir concurso). Atualmente, são cerca de dez estagiárias.

Não somos contra estagiárias nas creches, mas estagiárias não podem ser “trabalhadoras irregulares, com superexploração de mão de obra barata e sem supervisão no ensino, pesquisa e extensão por Professores de Educação Infantil e/ou Professores da Faculdade de Educação, inclusive com cobrança de compensação de horas, de recesso e de pontes de feriados, conforme ACT – Acordo Coletivo de Trabalho, como vem sendo exigido em muitas unidades.”

O descaso com as condições físicas internas e externas das creches é total, enquanto o dinheiro público rola à vontade na construção e quebra de calçadas, no asfalto dentro do campus e em outras benesses aos empresários da construção civil.

A incompetência, junto com a vontade de acabar com as creches na USP, é tanta que até agora não conseguiram resolver uma das mais longas problemáticas da universidade: a Creche Oeste, que deveria servir à comunidade USP e à comunidade de São Remo. Afinal, esta universidade é mantida com dinheiro público, e um equipamento social como a Creche Oeste, destinada à educação infantil neste país, é uma perda irreparável para a infância, tão desamparada.

  • Em defesa das creches.
  • Pela contratação de PROFEI – Professores De Educação Infantil Urgente