VER AQUI ORIGINAL DA CSP-CONLUTAS
01 de Setembro de 2025
Foi com uma multidão de apoiadores, que os primeiros barcos da Global Sumud Flotilla partiram de um porto de Barcelona, neste domingo (31), carregando além da ajuda humanitária, toda solidariedade internacional ao povo palestino.
A CSP-Conlutas é a única central sindical brasileira com representantes na missão internacional, que deverá se estender pelas próximas duas semanas. Magno de Carvalho, do Sintusp e da Executiva Nacional de nossa Central, enviou um relato emocionante:
“Embarcamos com uma multidão presente na nossa partida. Foi emocionante! Vamos ter pelo menos 13 dias de viagem para chegar na região que as forças de ocupação de Israel controla ilegalmente”.
“Estamos confiantes, pois desta vez somos muitos e de muitos países. De nossa parte o objetivo é romper o cerco e chegar em Gaza com os alimentos e medicamentos para este povo que resiste ao genocídio”.
“Estamos com eles porque a vitória do povo palestino é a vitória de todos nós que lutamos contra o imperialismo e o capitalismo. O êxito desta missão depende de todos nós que estamos embarcados e dos que estão em terra apoiando e impulsionando nossos barcos”, completou Magno.
Além de Magno, Bruno Gilga, trabalhador da USP e membro do coletivo Nossa Classe, também faz parte da Flotilha. Ambos estão na mesma embarcação. Mohamad El Kadri, do Fórum Latino Palestino, embarcou em outro navio que partiu de Barcelona.
O primeiro comboio é composto por dezenas de pequenas embarcações civis transportando ativistas, médicos, marinheiros e suprimentos humanitários. Eles se encontrarão na Tunísia com uma segunda leva de embarcações no próximo dia 4 de setembro.
A Flotilha Global Sumud é a maior missão marítima para Gaza já realizada, reunindo mais de 50 navios e delegações de pelo menos 44 países. Ao todo são mais de 20 brasileiros envolvidos, sendo 16 embarcados.
Ventos fortes no Mar Mediterrâneo
Na manhã desta segunda-feira (1), a organização da Flotilha emitiu um comunicado que devido às condições climáticas (ventos de até 55 Km/h) novas partidas estavam suspensas e os barcos menores deveriam voltar para Barcelona para minimizar os riscos.
Uma reunião deverá ocorrer ainda nesta segunda-feira (1°) para decidir quando os barcos retornarão ao mar. Também há embarcações vindas de diferentes portos da Itália, incluindo Gênova e Sicília, que aguardam as melhores condições climáticas.
A história das Flotilhas
Desde 2008, dezenas de missões para romper o cerco a Gaza foram realizadas por ativistas. Entre a fundação deste movimento até 2016, cinco embarcações conseguiram adentrar Gaza levando ajuda aos palestinos.
Em 2010, ocorreu a maior repressão ao movimento, com o exército israelense matando 10 ativistas e ferindo dezenas. A embarcação carregava apenas mantimentos e tinha 600 pessoas a bordo.
Em 2025, três missões já foram realizadas. A última, com o navio Handala, foi a que mais se aproximou de ter sucesso, ficando a menos de 180 km da costa do território palestino antes de ser interceptada ilegalmente em águas internacionais pelo exército sionista.
Ato no dia 13 de setembro
Mesmo com imprevistos no caminho, a estimativa é de que todo o comboio se aproxime de Gaza perto do dia 13 de setembro. Por isso, a CSP-Conlutas está realizando uma grande convocação para que se organizem atos de rua em todo o país, nos somando ao chamado global para a realização de um dia internacional de mobilizações.
“Os atos nos dia 13 em todo o mundo serão decisivos. O povo palestino de Gaza já foi informado da nossa flotilha e acompanham com muita esperança de que estejamos abrindo um caminho para a solidariedade concreta e material a sua luta”, afirmou Magno ainda no porto de Barcelona.
Nas manifestações brasileiras é fundamental que a pressão para que o governo Lula rompa definitivamente todas as relações com Israel continue. É inadmissível o Brasil manter qualquer laço com um regime sionista e genocida que já matou pelo menos 63 mil civis em Gaza e tem usado a fome como arma de guerra, assassinando principalmente crianças.
Palestina Livre, do rio ao mar!