VERSÃO PDF AQUI


Recebemos a grave informação de que o Ministro de Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben-Gvir, declarou que ativistas da Global Sumud Flotilla serão tratados como terroristas e, como parte de plano repressivo planejado pelo governo de Netanyahu, revelou que todos os presos nesta ação ficarão em prisões de segurança máxima, em detenção prolongada, sem acesso a rádio, TV ou alimentação digna. Nossos companheiros do Sintusp e da CSP-Conlutas, Bruno Gilga e Magno Carvalho, são integrantes do barco Sirius que faz parte da missão humanitária pacífica rumo a Gaza (levando ativistas de mais de 44 países, incluindo Greta Thunberg e Thiago Ávila), e consideramos inaceitável e preocupante essa declaração.

Essa é a maior missão já organizada na história para levar alimentos e medicamentos para as milhares de crianças, idosos, jornalistas e todo povo palestino que vem morrendo de inanição, além dos bombardeios na faixa de Gaza, sob cerco militar ilegal e desumano de Israel. Nós do Sintusp temos orgulho de sermos parte da luta em defesa do povo palestino, e não seremos coniventes com o genocídio desse povo e com ameaças a ativistas como essa.

Os portuários de Gênova, na Itália, já afirmaram que pararão a Europa se o contato com as embarcações da Flotilha for perdido. Aqui no Brasil, temos que nos espelhar neste grande exemplo de solidariedade de classe e chamamos todos os sindicatos, organizações sociais e de direitos humanos a se inspirarem nas bravas palavras dos estivadores da Itália.

Precisamos ser parte dessa solidariedade internacional da classe trabalhadora, e seguir lutando na USP pelo rompimento dos convênios com empresas e universidades israelenses. E no Brasil exigir ruptura imediata de todas as relações econômicas e diplomáticas com o Estado sionista de Israel para que mais nenhuma gota de petróleo brasileiro encha o tanque do genocídio. A vitória do povo palestino significará a vitória de toda a classe trabalhadora contra o imperialismo e todas as formas de opressão, portanto somos milhões neste barco.

  • Gaza não está sozinha!
  • Todo apoio ao povo palestino e à Global Sumud Flotilha!
  • Palestina livre do rio ao mar!