Em maio foi finalizada a cobrança da contribuição negocial (pagamento referente à abril) e conforme nosso compromisso com a categoria, apresentamos os números da arrecadação.
Como já publicamos anteriormente, o VIII Congresso estatutário de funcionários da USP promovido pelo SINTUSP, decidiu pela adesão à Contribuição Negocial como uma medida excepcional e exclusivamente para o pagamento da atual dívida do sindicato com o tesouro brasileiro. Ao longo dos anos foram inúmeras multas por causa das denúncias que fizemos contra o assédio moral de chefias, greves, gastos com processos jurídicos para defender os trabalhadores etc., e que hoje resultaram em uma dívida com o tesouro nacional. A dívida foi acumulada na luta por direitos e na defesa do conjunto dos trabalhadores da USP, sejam eles sócios ou não do sindicato.
O valor total da dívida hoje é de R$ 2.827.068,20 (ref. a 07/07/25). Cerca de quatro mil e cem trabalhadores aderiram ao desconto da contribuição, o que resultou no montante arrecadado de R$2.134.125.91 que foram aplicados em fundos de investimento enquanto nossos advogados tributaristas negociam o pagamento da dívida na sua totalidade (que deve ocorrer em breve). Tão logo a negociação e o pagamento sejam concluídos, marcaremos a assembleia geral para a prestação de contas referentes à contribuição negocial.
A prestação de contas de 2024 está prevista para a primeira quinzena de agosto, em data a ser definida a partir da aprovação das contas pelo Conselho Fiscal.
Fortaleça a luta dos trabalhadores e o sindicato, fique sócio!
