Contra a precarização do trabalho e pela responsabilização da Petrobras e do governo nas mortes no Terminal de Angra dos Reis/RJ

O Sindicato das Trabalhadoras e dos Trabalhadores da USP (SINTUSP) manifesta seu mais profundo pesar e solidariedade às famílias, amigos e companheiros de trabalho dos dois petroleiros que perderam suas vidas e ao trabalhador gravemente ferido no trágico acidente ocorrido no Terminal da Transpetro em Angra dos Reis, no dia 27 de novembro. Essas trágicas perdas são reflexo das condições precárias de trabalho, especialmente no que se refere à terceirização no sistema Petrobras, que coloca vidas em risco diariamente.

Os trabalhadores envolvidos no acidente eram terceirizados da empresa Olicampos, revelando mais uma vez o impacto da precarização nos contratos de trabalho. A redução de efetivos próprios, a ausência de técnicos de segurança vinculados diretamente à empresa e a adoção de escalas exaustivas são fatores que ampliam os riscos e evidenciam a negligência estrutural.

Nos solidarizamos com a posição do Sindicato dos Petroleiros do RJ (SINDIPETRO/RJ) e demais sindicatos da categoria em suspender negociações com empresas do sistema Petrobras e em organizar atos, atrasos e paralisações em todo o país.

Reafirmamos que as mortes no Terminal de Angra dos Reis são responsabilidade da empresa e do governo federal, que mantêm políticas que aprofundam a terceirização e privatizações, sem considerar os impactos diretos sobre a classe trabalhadora.

Por meio desta moção, o SINTUSP reafirma e reforça o apoio às mobilizações dos trabalhadores do sistema Petrobras e de outras categorias que enfrentam condições similares de precarização.

Exigimos justiça para as vítimas do acidente em Angra dos Reis. A Petrobras, Transpetro e o governo federal são responsáveis!

Basta de mortes! Por segurança e dignidade no trabalho, em defesa da vida!

Diretoria Colegiada do Sintusp – 30/11/2024