Na quinta-feira da semana que vem, 16/5, às 16h, ocorrerá a primeira reunião de Negociação entre o Fórum das Seis e o Cruesp (que reúne os reitores de USP, UNESP e Unicamp) da nossa Campanha Salarial de 2024. A reunião será no Inova USP, que fica no prédio em frente à ECA.
Na questão salarial, a nossa Pauta unificada reafirma a necessidade de recomposição do poder de compra dos nossos salários em relação a maio de 2012, o que significa um reajuste de cerca de 18% (o índice final será definido após os dados da inflação do mês de abril). O Fórum das Seis reafirma essa reivindicação, exigindo seu atendimento ainda em 2024. A forma da reivindicação, no entanto, contempla uma divisão desse reajuste em duas vezes. Exigimos de imediato a reposição da inflação dos últimos 12 meses + metade das perdas acumuladas, o que daria em torno de 11% imediato, a ser pago em maio. O restante das perdas, que comporia algo em torno de 7%, ficaria para pagamento a ser definido posteriormente, no segundo semestre. Além do reajuste salarial, consta ainda na Pauta unificada a reivindicação de um valor fixo (o necessário para elevar o piso das categorias para pelo menos 3 salários mínimos – o que no nosso caso seria cerca de R$1.200,00) a ser incorporado aos salários de todos os funcionários técnicos administrativos das 3 universidades. Além desses itens salariais, a Pauta ainda contém reivindicações sobre as condições de trabalho, defesa do caráter público das universidades, luta contra a terceirização, Permanência Estudantil, defesa dos hospitais universitários, entre outros pontos.
Para fortalecermos nossa Luta pela recomposição dos nossos salários e os outros itens da pauta, o Fórum das Seis aprovou a realização de um Ato Público durante a negociação, com concentração a partir das 14h. O Fórum indica também que este seja um dia de Paralisação nas universidades! Como sabemos, somente com Luta conquistamos nossas reivindicações. Vamos seguir o exemplo das Universidades Federais e vamos pra cima!