Conforme anunciamos a partir da fala do reitor no último CO, que ocorreu na sexta-feira, 1/3, a reunião virtual da reitoria com a participação de diretores de unidade e 1 assistente indicado por estes para apresentação da proposta de “carreira” para os funcionários. Recebemos alguns informes dessa primeira apresentação. Em linhas gerais, as informações que obtivemos foram as seguintes:
– Foco da reitoria é especialmente na avaliação. Buscaram desvincular avaliação de progressão. A proposta é ter uma avaliação constante, pelo menos a cada dois anos, enquanto a progressão ocorreria a cada 4 anos, e isso a depender de disponibilidade orçamentária. Após a avaliação o funcionário receberia um plano de desenvolvimento individual para aprimoramento, sem detalhes de quem elaboraria e com que base.
– Os processos de avaliação teriam ainda a autoavaliação e avaliação das chefias, mas estabeleceram também uma outra etapa de avaliação dos pares, sem detalhar como isso ocorreria
– Os comitês de avaliação seriam totalmente controlados pelas direções das unidades, com a participação dos assistentes e chefias ou outros funcionários indicados pela direção. Ou seja, dessa vez sequer haveriam funcionários eleitos
– Não há ainda detalhamento de critérios e nem foi informado qual a verba destinada para progressão
Como vemos, a proposta, além de construída de forma antidemocrática, parece mais uma cilada do que exatamente um projeto de carreira. No próximo boletim, faremos uma avaliação mais profunda sobre as primeiras impressões da diretoria do sindicato sobre essa “proposta”. Acompanhem!