Como sabemos, existem resoluções de assembleias e congressos do SINTUSP determinando que o uso do departamento jurídico do sindicato atenda exclusivamente aos sócios do sindicato, para efeito de representação em ações judiciais (processos) trabalhistas. Isso é assim, por que tudo no sindicato, incluindo o departamento jurídico (advogados e escritórios de advocacia), é custeado com a contribuição mensal dos sócios, única fonte de renda do sindicato e, sendo assim, não seria justo que os sócios contribuam para pagar advogados e custas processuais para não sócios que desejam usar sem contribuir.

Por isso sempre que um companheiro ou companheira não filiado busca o sindicato a fim de dar entrada em algum processo trabalhista ele, ou ela, precisa se filiar ao sindicato e começar a contribuir para poder ingressar com o processo em questão.

Ocorre que muita gente que se filiou nessa circunstância ou mesmo entre quem já era filiado desde antes, acabaram por se desfiliar com o processo ainda em curso. Com isso, o departamento jurídico do sindicato acabou tendo sob sua responsabilidade um grande número de processos cujos autores já não são mais associados, cujos custos, incluindo o pagamento dos advogados, foram deixados para os sócios.

Dessa forma, a situação se tornou insustentável. Por isso o sindicato está conclamando a todos os companheiros e companheiras que tem processos sendo acompanhados pelo seu departamento jurídico, para se filiarem ou para virem até o sindicato ou entrarem em contato para conversar e, eventualmente, substabelecer o processo para outro advogado.