É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do companheiro Idibal Pivetta, também conhecido como César Vieira, um foi um dos fundadores e diretor do Teatro União e Olho Vivo (TUOV) junto a Nerinei Moreira, quando ainda eram estudantes de direito no Largo São Francisco. O TUOV, desde a sua fundação, busca unir histórias da classe trabalhadora e do povo oprimido com elementos da cultura popular brasileira, como danças e cantos tradicionais. O grupo levou seus espetáculos a diversas comunidades periféricas, escolas, fábricas e sindicatos, inclusive na antiga sede do SINTUSP, e também para outros países que lutavam contra golpes e ditaduras fascistas.
Idibal Pivetta também é um nome importante na defesa dos Direitos Humanos no Brasil. Durante a Ditadura Militar, ele teve uma corajosa atuação como advogado em defesa de presos políticos, tendo atuado em casos como a defesa dos 800 estudantes presos em Ibiúna durante o XX Congresso da UNE em 1968, e na defesa dos militantes da Liga Operária, reprimidos em 1977. Ele próprio foi preso por duas vezes, o que não o impediu de continuar defendendo aqueles e aquelas que lutavam contra a Ditadura.
Sua valorosa atividade como advogado militante também faz parte da história do nosso sindicato. Idibal participou de diversos casos, defendendo companheiros e companheiras do SINTUSP em processos de repressão contra nossas greves e manifestações, incluindo o processo movido contra o companheiro Fernandão (Fernando Legaspe), que dá nome à sede da nossa entidade.
COMPANHEIRO IDIBAL PIVETTA, PRESENTE!