Realizaremos nesta quarta, 11/10, uma Assembleia Geral da Categoria para avaliarmos o Indicativo de Greve que foi aprovado na última assembleia. Por ser uma discussão sobre Greve, a assembleia será integralmente presencial.

ATENÇÃO: Assembleia presencial no Auditório Fernand Braudel (História)

Avançar na Luta por Contratações de Funcionárias(os) para repor quadro de 2014

A Greve estudantil colocou em evidência os problemas que a Universidade acumula há anos. O desmonte que foi acelerado nas últimas gestões reitorais deixou marcas profundas. Apesar do discurso da atual gestão reitoral, a verdade é que Carlotti não reverteu e nem pretende reverter as políticas de desmonte e de privatização. Ao contrário, sua política é totalmente orientada para aprofundar o processo de entrega de equipamentos da Universidade para a gestão da iniciativa privada, como ocorreu com o HRAC de Bauru.

Uma das expressões dessa política continuada das sucessivas gestões reitorais é o descaso com nossa categoria. A plano de contratação apresentado por Carlotti é risível, já que repõe apenas cerca de 10% do número de funcionários perdidos. Tínhamos mais de 17 mil funcionários em 2014, hoje estamos próximos de 13 mil. A promessa de Carlotti é contratar cerca de 400 funcionários até o final de sua gestão, e só começar a repor as perdas dos anos anteriores a partir de 2022.

Essa perda de funcionários tem impacto em todos os setores, em todas as unidades. Em alguns lugares é mais dramático, como no HU. Mas em toda a Universidade sentimos os impactos da diminuição do número de funcionários. Essa política da reitoria só é possível na medida em que avança, a passos largos, o processo de terceirização. A terceirização é a outra face do desmonte e da precarização.

Nesse sentido, é o momento mais apropriado para retomarmos com força, em unidade com os estudantes, a luta por contratações de funcionários efetivos na USP para repor o quadro de 2014! Não podemos aceitar a sobrecarga de trabalho que se impõe sobre nossa categoria, e nem o avanço da terceirização!