Nesta quarta, realizamos um Ato na frente à reitoria para reforçar nossas reivindicações centrais para a renovação (ou não) do nosso Acordo Coletivo. O ato contou com trabalhadoras(es) de várias unidades da USP, e com uma representação das(os) estudantes (que realizaram uma outra manifestação no final da tarde).

Tratou-se de um primeiro passo de luta em defesa das nossas pautas para o ACT, em especial a questão do Abono das Horas de Pontes de Feriado e Recesso de final de ano. Conforme temos denunciado, essa reivindicação é fundamental, pois o acúmulo de horas a serem compensadas de dias em que a Universidade não funciona causa bastante desgaste e sofrimento para todas(os) as(os) funcionárias(os). Além disso, os docentes, que também são funcionários públicos da USP, podem gozar desses dias sem qualquer contrapartida. E, conforme já informamos, na Unicamp o reitor já declarou que não haverá cobrança de compensação desses dias. Além disso, temos uma série de outras reivindicações, em especial ligadas às questões do tratamento de saúde, nas quais queremos avançar nesse possível novo Acordo.

O ato também denunciou a ameaça de demissão dos trabalhadores dos navios ligados ao Instituto Oceanográfico da USP, que seguem sem garantia dos empregos! Não aceitaremos nenhuma demissão!

Após o ato, iremos discutir na assembleia desta quinta a proposta de indicativo de Paralisação no dia 21/9, reforçando a importância da realização de reuniões nas Unidades para fortalecer a luta por nossas reivindicações no ACT. Lembrando que a assembleia anterior já deliberou que poderemos não assinar o ACT, caso a reitoria não avance significativamente no atendimento de nossas reivindicações centrais!