Clique para acessar o PDF

No dia 26/08/2023 perdemos mais um companheiro vítima do descaso da Universidade de São Paulo e do CEPEUSP com seus colaboradores. Há tempos o Sintusp vem denunciando as precárias condições de trabalho às quais os funcionários são submetidos, assim como jornadas extensas e os desvios de função.

Desta vez não foi diferente. O funcionário Cláudio Silva de Lima, da área de manutenção e lotado na Raia Olímpica do CEPEUSP, faleceu ao conduzir uma lancha durante o Desafio Paulista de Remo (Evento Externo), realizado na Raia. Segundo testemunhas a lancha estava desgovernada e bateu em um barranco. Antes mesmo de bater, o funcionário caiu da lancha e começou a se debater na água. Socorristas tentaram encontrar o rapaz, mas foi em vão. Cláudio foi resgatado já sem vida, pelo corpo de bombeiros que encontrou seu corpo à 5 metros de profundidade.

Dadas as condições descritas pelas testemunhas, tudo indica que o funcionário não usava sequer colete salva-vidas. Cláudio também não possuía ARRAIS para pilotar lancha, e nem tinha obtido qualquer tipo de capacitação para executar tal tarefa. 

Cláudio havia se formado em Direito há pouco tempo e buscava melhores condições de trabalho, mas o sonho de Cláudio foi ceifado pela negligência da Universidade de São Paulo e do CEPEUSP.

Cláudio estava em claro desvio de função e não possuía a capacitação obrigatória para executar a tarefa que lhe foi designada. Segundo apurado pelo Sintusp, a regra da Diretoria do CEPEUSP é “Todos os funcionários devem fazer de tudo”, evidenciando clara tirania e incompetência da Diretoria. Dessa forma, há dezenas de funcionários executando tarefas de diversos setores ao mesmo tempo e muitas vezes atuando em setores nos quais não estão lotados. O Sintusp também tomou conhecimento de que os funcionários tem que executar tarefas sem seguir os procedimentos para que tudo seja feito com celeridade e caso contrariem as ordens são expostos perante aos demais colegas e submetidos a gritos autoritários da Diretoria.

Esta não é a primeira vez que o SINTUSP traz à tona questões graves que acontecem no CEPEUSP. Já foram denunciadas as transferências feitas à revelia e sem justificativa de funcionários, racismo, gordofobia, entre outros. Além da falta de clareza quanto às locações do espaço público para empresas externas, em detrimento da utilização da Comunidade USP. A Diretoria do CEPEUSP alega que essas receitas são fundamentais para manutenção do Centro. Porém, o Sintusp foi informado de que nem o material esportivo está mais sendo emprestado e falta até material de higiene nos banheiros. Para onde está indo este dinheiro? Alguns alunos frequentadores do CEPEUSP apontaram gastos com jardins, mas não com investimento em equipamentos. Qual o interesse Diretoria do CEPEUSP nisso?

O Sintusp exige que as responsabilidades sejam apuradas e as providências tomadas. Não aceitaremos mais perder companheiros por conta do descaso, negligência, incompetência e irresponsabilidade da Universidade de São Paulo e dos gestores incapazes nomeados por ela.