Temos acompanhado com muita preocupação a informação de que a Reitoria, pela via da PRIP (Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento), teria imposto um controle de acesso às entradas dos prédios dos moradores do Conjunto Residencial da USP (CRUSP) sem qualquer diálogo com as necessidade e vontades dos moradores, ao mesmo tempo em que aplicaria uma política racista e elitista de expulsar moradores, inclusive com filhos, considerados pela administração como “ilegais”, que muitas vezes estão lá simplesmente por não terem passado no seletivo processo de disputa das pouquíssimas vagas de permanência que a própria universidade oferece. Ou então são esposas, maridos e companheiros dos moradores

Repudiamos veementemente a tentativa da Reitoria de impor um controle de acesso aos prédios sem diálogo com os moradores, assim como as exclusões de moradores das dependências do CRUSP e somos contrários a qualquer processo contra aqueles que lutam pelo direito à moradia. A Reitoria é a principal responsável por essa situação de falta de vagas, especialmente após ocupar durante os anos 2000 dois blocos do CRUSP, o K e L para fins administrativos, blocos esses que se fossem readaptados poderiam abrigar mais centenas de jovens que ingressam na Universidade todo o ano e não tem condições de permanência. Sem contar que, de forma autoritária, a Reitoria promoveu a desocupação do bloco D, alegando que seria reformado, sem diálogo nenhum com os estudantes que às pressas tiveram que buscar outra residência no meio do semestre letivo e da pandemia.

Essa semana soubemos ainda que a PRIP enviou a guarda universitária e a PM para fiscalizar e intervir em um processo de assembleia e organização dos estudantes. Esse tipo de ingerência da Universidade nos assuntos do movimento estudantil e sindical é inadmissível. A presença da Polícia Militar para coibir e reprimir a organização dos estudantes relembra práticas da ditadura militar.

Repudiamos qualquer ingerência da Universidade nos assuntos de organização dos estudantes, assim como a presença ameaçadora da PM e da guarda.

Pela Autonomia dos estudantes! Em defesa da moradia estudantil! Mais investimento em assistência estudantil! Fora PM da USP!

São Paulo, 16 de Dezembro de 2022

Diretoria Colegiada do Sintusp