CLIQUE AQUI ACESSAR PDF

No dia 10 de novembro, tomamos conhecimento da decisão completamente arbitrária e antissindical tomada pela General Motors, em São José dos Campos, que demitiu o dirigente sindical negro Luiz Carlos Prates, o Mancha.

Mancha é metalúrgico da GM há 35 anos e esteve à frente de várias mobilizações e greves em defesa dos trabalhadores da GM e outras categorias. A demissão de Mancha é um ataque à organização sindical e política dos trabalhadores com o objetivo de enfraquecer a capacidade da nossa classe responder aos inúmeros ataques que viemos sofrendo pelos patrões e o governo Bolsonaro.

Atualmente, Mancha é membro da Secretaria Executiva Nacional da central sindical CSP-Conlutas e a sua demissão é também uma violação à estabilidade doa dirigentes sindicais.

Por tudo isso o Conselho Diretor de Base do Sintusp se soma ao repúdio manifestado pela CSP-Conlutas a esse duro ataque à organização sindical e política da classe trabalhadora e nos colocamos inteiramente a disposição para nos somar às iniciativas do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos para assegurar sua imediata reintegração pela GM. Fazemos também um chamado aos demais sindicatos, parlamentares, organizações da esquerda a somarem-se a essa luta.

São Paulo, 18 de novembro de 2022

CONSELHO DIRETOR DE BASE DO SINDICATO DO SINTUSP