Reproduzimos abaixo uma carta escrita pela companheira Bárbara Della Torre informando sobre a situação atual do processo, que no momento foi suspenso tendo em vista a irregularidade demonstrada pelo nosso advogado do Sintusp:

Prezados(as) amigos(as) e companheiros(as)

Pela presente venho informá-los sobre o Processo Administrativo Disciplinar instaurado pelo Superintendente do HU, Dr. Paulo Margarido, objetivando minha demissão do HU por justa causa, em decorrência das manifestações convocadas pelo Sintusp de que participei logo no início da pandemia, no sentido de obter EPIs para todos os funcionários do hospital, bem como liberação dos trabalhadores dos grupos de risco e a contratação emergencial de mais funcionários para manter a regularidade das atividades do HU.

Tais reivindicações eram parte de uma ampla campanha por condições de trabalho e atendimento da população no contexto da pandemia, levada à frente pelo Sintusp, pela Adusp, e diversas entidades e segmentos da universidade e dos moradores, e foram objeto de denúncia de congregações de faculdades e parlamentares. Mas, como se sabe, a minha adesão a essas manifestações foi considerada como insubordinação e indisciplina.

Ocorre que hoje esse Processo Administrativo Disciplinar foi suspenso pela Comissão Processante, diante do argumento apresentado pelo meu defensor, no sentido de que, como ex-dirigente do SINTUSP, na época dos fatos, ainda estava no período de estabilidade sindical, garantido pela CLT.

Sendo assim, minha demissão por justa causa somente seria possível através de Inquérito Judicial para apuração de “falta grave”, perante a justiça do trabalho.

Diante da decisão de hoje, o processo (PAD) vai à consultoria jurídica da reitoria da USP para oferecer parecer.

Eu espero, sinceramente, que o seu destino seja o arquivamento, já que não cometi nenhuma falta grave ao ser parte da luta por melhores condições de trabalho no HU, junto a tantos e tantas outras trabalhadoras, docentes, estudantes e moradores da região.

Aproveito para agradecer, do fundo do coração, a todas(os), às muitíssimas manifestações de solidariedade, de carinho, que recebi nesse período de pessoas, entidades, parlamentares, professores, estudantes e movimentos sociais. Muito obrigada!

Da mesma forma quero agradecer a todas(os) que se dispuseram a ser minhas testemunhas de defesa. Muito obrigada!

Bem, pessoal, por enquanto é isso. Ficaremos alertas. Qualquer novidade aviso vocês.

Atenciosamente,

São Paulo, 21 de setembro de 2021

Barbara Della Torre

A LUTA CONTINUA!