Na última reunião do Conselho Deliberativo do HU, realizada no final da semana passada, foi informado que o Hospital Universitário vai promover contratações de médicos e fisioterapeutas terceirizados para os setores do Gripário e Hospital Dia, setores criados para atender os casos de Covid. De acordo ainda com o informe, só não haverá terceirização da enfermagem por dificuldades em conseguir firmar esse contrato com a empresa que prestará os serviços, imaginamos que em face da situação alarmante da crise sanitária.

Essa medida é absurda, trata-se de mais um passo na precarização do atendimento e das condições de trabalho dentro do Hospital. Atualmente já temos a precariedade gerada pelos contratos temporários. Mas estes, pelo menos, são firmados pela própria USP, e com equivalência de salários com a carreira da Universidade. A terceirização agora proposta vai gerar uma outra modalidade de contratação, ainda mais precária que a atual.

Pode-se argumentar que é algo urgente, em função da crise sanitária gerada pela pandemia. Mas sabemos que não é essa a justificativa. Há tempos o HU sofre com uma política de desmonte. A pandemia já dura mais de um ano, e em todo esse período os trabalhadores, em conjunto com estudantes, docentes e a comunidade da região fizemos várias manifestações exigindo contratação, via USP, para recuperar a capacidade de atendimento perdida com os anos de descaso da reitoria, que sempre contou com a cumplicidade da superintendência do hospital. Conforme já denunciamos em vários momentos, o superintendente, Paulo Margarido, e também a reitoria ignoraram boa parte das nossas reivindicações, isso quando aceitaram nos receber para negociação.

Mesmo com a gravidade da situação da pandemia e com as dificuldades vivenciadas pelos profissionais de saúde do HU, não podemos aceitar a terceirização! Repudiamos a iniciativa da superintendência e da reitoria, chancelada pelo Conselho Deliberativo, de avançar nessa forma de contratação precária! Exigimos contratação imediata de todos os profissionais necessários, com contratos permanentes e via USP!

Funcionários do Departamento de Enfermagem exigem reunião com Chefia

Também na última reunião do Conselho Deliberativo foi levada a reivindicação dos funcionários do departamento de enfermagem do HU de realização de uma reunião geral com a chefe do departamento, já que desde que a nova diretora assumiu, ainda não houve reunião. Há uma série de demandas que os trabalhadores querem discutir com a chefia. É urgente que essa reunião ocorra!

Fora Paulo Margarido!

Mais uma vez reforçamos que a atual superintendência do HU não tem condições de seguir à frente do Hospital! Trata-se de uma gestão autoritária e incapaz de dar resposta às demandas dos trabalhadores do Hospital e da comunidade que utiliza os serviços do HU.

Por isso reforçamos, é Fora Margarido!