Recebemos o pedido de divulgação de uma Nota de Repudio elabora pela “Frente Estudantil Contra a EaD USP-RP” intitulada NÃO A BASE DA POLÍCIA MILITAR NA USP!!! ABAIXO A MILITARIZAÇÃO NAS UNIVERSIDADES!!! (https://drive.google.com/…/1hTELUhiPj9g4K3hQKxg…/view..https://drive.google.com/file/d/1hTELUhiPj9g4K3hQKxgQtqY6lx65QyfR/view?fbclid=IwAR0c3dD_6ngZ0ohUdOb0dCHfafawJ3tUUcMTTkvpjScfeWSNQZa72yw-g8A.)

No resumo do que parece ser uma ópera burlesca, a USP está construindo, próximo ao Restaurante Central, uma base avançada para sua Guarda Universitária (composta exclusivamente por servidores da USP). Acontece que os estudantes receberam de diversas fontes, inclusive associação de moradores, a informação de que na verdade ali vai funcionar uma base da PM. Há inclusive a informação, que ainda não conseguimos confirmar, que nos próximos dias o Reitor da USP virá a Ribeirão para se encontrar com o prefeito municipal e selar essa parceria PM-USP.

No cenário nacional atual, onde paira inclusive ameaça de golpe, colocar a PM dentro do Campus sem uma boa discussão com toda a comunidade é um ato temerário e bem complicado, para dizer o mínimo.

Em seus fóruns de discussão como reuniões, assembleias e congressos, os trabalhadores da USP através de seu Sindicato, por várias vezes já se manifestaram contra essa perigosa proximidade da Reitoria com a PM. A história é recheada de exemplos dessa complexidade.

Convidamos os trabalhadores a lerem a mensagem dos estudantes e a se preparem para o debate sobre esse tema, pois se os dirigentes não o fizerem, nós o faremos junto com estudantes e professores.