QUEREMOS O ATENDIMENTO DE TODA PAUTA UNIFICADA!
O Cruesp enviou ofício no dia 21 de maio marcando nova rodada de negociação. A Pauta apresentada pelo Fórum das Seis reivindica a recomposição dos salários referente as perdas acumuladas desde 2012. O prejuízo que os trabalhadores das 3 universidades acumulam chega a 22 salários. O índice apresentado pelo CRUESP de 5,51% não chega perto da nossa reivindicação de 17,65% e mal cobre a inflação dos últimos 12 meses, que pelo IPC-Fipe fechou em 5,01% e pelo IPCA em 5,53%.
Além disso, reivindicamos a valorização dos pisos para as categorias, reivindicando um aumento fixo de R$1.200,00. Há também, como parte das demandas, a reversão da terceirização, com novas contratações de funcionários efetivos, pauta que o Sintusp defende incluindo a necessidade da incorporação de todos os terceirizados que já trabalham na USP sem a necessidade de concurso. Está incluída na Pauta Unificada a discussão sobre o financiamento das universidades, com a extinção do ICMS, a defesa dos aparelhos de saúde e a permanência estudantil.
Assembleia vota pauta específica
Foi debatida a pauta específica deste ano tendo como base as demandas não atendidas no ano passado e as demandas que surgiram nesse último período. Entre os pontos centrais reforçamos:
- Reajuste do VR para R$82,00 para repor o poder de compra de 2013;
- VR com valor fixo mensal;
- 13° do VA como política permanente
- Auxílio funeral
- Por contratações para repor o quadro, com atenção especial para o HU e SVOC;
- Abolição da portaria da SAU 001/2023 que na prática criminaliza os trabalhadores que adoecem;
- Que a USP assine um Termo de Ajuste de Conduta junto ao MP para combater o assédio moral;
- Pelo Abono das horas de Pontes e Recesso.
Além disso reforçamos a exigência do BUSP e o fim da escala 6×1 para as trabalhadoras terceirizadas.
ATENÇÃO: Em breve será publicada a Pauta Específica completa que será protocolada na reitoria.