Dentro do calendário do Processo de Progressão, os resultados preliminares foram divulgados na última sexta, 22/11, com período para recorrer da decisão que vai de hoje, 25/11, até sexta, 29/11. Neste momento, o recurso é para aqueles que puderam participar do processo, e que fizeram o requerimento para progressão, mas ou tiveram o pedido negado pelo Comitê ou Dirigente; ou ainda para aqueles que estão no nível 1(e que poderiam, por isso, progredir verticalmente), mas que ou foram impedidos de solicitar a progressão vertical pelo critério da avaliação da chefia, ou ainda que tiveram apenas a progressão horizontal por critério do Comitê ou do dirigente.

Lembrando que para os que foram totalmente excluídos do processo, e não puderam sequer preencher o requerimento por não atenderem os critérios da portaria GR 8607, o reitor declarou no último CO que será publicada uma nova portaria, a qual estabelecerá um período de recurso para esses casos, que serão analisados após a finalização do processo atualmente em curso, com previsão de finalização em janeiro, com retroatividade a dezembro. Neste caso não foi dito se os recursos serão analisados pelo mesmo comitê recursal das unidades ou por alguma outra instância.

Destacamos que desde a publicação da Portaria GR 8607, nós realizamos duas importantes assembleias gerais da categoria, bem como fizemos um Ato Público exigindo que fossem revistos os critérios excludentes da Portaria. A possibilidade de recurso que foi prometida pelo reitor já foi um avanço em relação à situação anterior, na qual sequer havia possibilidade, e já expressou a importância da nossa mobilização Ainda assim, até o momento não recebemos sequer uma resposta sobre nossos pedidos de reunião com o DRH/Copert para tratarmos dos problemas dessa resolução, o que mais uma vez demonstra o total descaso da reitoria com a nossa categoria.