Na última terça, dia 20, ocorreu uma reunião do Conselho Universitário. A pauta completa da reunião pode ser vista aqui.
Nesta reunião, o ponto de pauta mais relevante foi a apresentação da reitoria do resultado dos workshops acerca da Missão e Valores da USP. A discussão em si é bastante relevante, já que a Universidade aprofundou, nos últimos anos, uma visão de atrelamento cada vez maior à iniciativa privada. Porém da forma como foi feita a discussão é bastante superficial, sem real debate público sobre os rumos da Universidade.
Além desse tema, na abertura o reitor destacou o Plano de Avaliação dos funcionários e o posterior processo de progressão. Conforme já destacamos em nossos boletins, sequer podemos chamar esse projeto de “carreira”, já que a reitoria já deixou explícito que o seu real objetivo é estabelecer uma política de avaliação individual permanente. Uma avaliação que não considera quais as condições de trabalho que a USP oferece, e cujos usos posteriores não sabemos. Conforme alertamos a categoria, esse tipo de projeto pode estar a serviço de instaurar mecanismos de punição, com o tempo, aos funcionários mal avaliados.
Vejamos abaixo as falas dos nossos representantes na reunião:
Fala do representante Reinaldo Souza
Temas abordados:
Avaliação e “carreira”
Eleição de novos representantes
Nota da reitoria sobre Delfim Neto
Fala do Representante Samuel Filipini
Temas Abordados
Avaliação e “Carreira”
Eleição novos representantes