A assembleia geral realizada nesta terça teve como um dos pontos de pauta a continuidade da Campanha Salarial. Após os informes da falta de negociação da pauta unificada, já que o Cruesp até agora não agendou reunião, e com o informe sobre a farsa da “negociação” da nossa pauta específica (ver mais https://bit.ly/3bwS5sQ), todas as falas foram unânimes em defender a necessidade de fortalecermos nossa organização e luta para arrancar novas conquistas.
Nesse sentido, aprovamos por unanimidade nossa participação no ato unificado do Fórum das Seis, indicado para ocorrer na Unicamp, pois o atual presidente do Cruesp é o reitor de lá. Queremos ver se os reitores (que nos últimos dias assinaram cartas e participaram de atos em defesa da democracia) seguirão com a prática antidemocrática nas suas próprias casas. Os interessados em participar do ato na Unicamp podem preencher o formulário, para termos uma dimensão da necessidade de transporte: https://forms.gle/hpKHhuW8U6wUEZvq5
Como forma de fortalecer a mobilização, aprovamos também a indicação para que ocorram reuniões em todas as unidades para levar os informes, construir o ato unificado e novas propostas de luta.
Aprovamos ainda incorporar na nossa pauta específica, motivados especialmente pelos dois falecimentos recentes de funcionários da prefeitura, a reivindicação de que seja estendido aos funcionários celetistas o mesmo benefício que os estatutários já possuem: um auxílio funeral para seus familiares, equivalente a um salário que a pessoa recebia.

Assembleia aprova propostas de aditivos ao acordo Coletivo!

A Assembleia também discutiu e aprovou algumas propostas de aditivos ao Acordo Coletivo. O carro chefe é a reivindicação do abono das horas de pontes e recesso, já que os docentes não pagam essas horas, o que é uma clara demonstração de tratamento desigual. Além disso, a necessidade ou de passar horas e horas a mais na universidade para compensar as horas, ou de vir trabalhar em dias que a universidade está esvaziada, é um elemento que agrava o quadro de adoecimento mental dos funcionários.

Aprovamos os tópicos gerais e as primeiras propostas já formuladas. No caso do tópico de Saúde do Trabalhador e no tópico Outros Assuntos, definimos uma comissão para sistematizar e ordenar as propostas por prioridades, para apresentarmos posteriormente.

As propostas aprovadas foram as seguintes:

Tópico I – Recesso e pontes

  • Abono das horas referentes às pontes e recesso
  • Sobre o recesso:
  • Que conste no Acordo Coletivo a concessão do recesso de final de ano, compreendendo no mínimo o período entre Natal e Réveillon, a partir de calendário estabelecido pela reitoria anualmente. Para as unidades e órgãos com serviços de interesse público e permanente, que possa ocorrer escala de revezamento também na semana anterior ao recesso.

Tópico II – Saúde do Trabalhador

  • Aceitação de atestados de horas ou declaração de comparecimento em psicólogo, fisioterapeuta, terapia ocupacional, fonoaudiólogo e nutricionista, e laboratórios e clínicas para exames, abonando estes períodos.

Há uma série de outras propostas, mas foi definida uma Comissão para sistematizar as propostas e levar para nova assembleia em breve

Tópico III – Participação em Atividades Sindicais

  • ·         Liberação de trabalhadores para atividades sindicais, em acordo com a direção da Unidade.
  • O sindicato deve informar as atividades com antecedência.
  • Abono de horas de trabalhadores que precisarem se deslocar para participação em assembleias e fóruns do sindicato

Tópico IV – Motoristas

*há um conjunto de propostas já aprovadas em reuniões de motoristas que iremos reapresentar à Copert

Tópico V – Outros assuntos

Foi definida uma Comissão para sistematizar as propostas e levar para nova assembleia em breve