A Diretoria Colegiada Plena do Sintusp manifesta seu repúdio à ação criminosa dos agentes da polícia rodoviária de Sergipe que mataram Genivaldo de Jesus Santos, um homem de 38 anos que sofria de esquizofrenia. Em plena luz do dia, e sem nenhum constrangimento, mesmo sabendo que estavam sendo filmados por testemunhas que estavam no local, os agentes da polícia rodoviária agrediram Genivaldo e o mataram asfixiado com uma bomba gás jogada no porta malas do veículo, que se transformou em uma verdadeira câmara de gás.
Consideramos fundamental que todas as organizações da classe trabalhadora, os partidos, movimentos sociais e sindicatos façam uma ampla campanha de denúncia dessa barbaridade, exigindo justiça para Genivaldo! É necessário tomarmos as ruas em grandes manifestações contra essa e outras arbitrariedades que estamos assistindo dia após dia.
Infelizmente essa ação de uma das forças da repressão do estado não é algo isolado. Nessa semana também vimos, estarrecidos, a ação da polícia na Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, que teve cerca de 25 mortes. Essa escalada de ações das forças de repressão, tanto as ações oficiais quanto as extra oficiais, demonstra que não será nas urnas que derrotaremos essas investidas. Isso reforça a necessidade da classe trabalhadora e de suas organizações discutirem seriamente a necessidade de organizar a auto defesa, para resistir aos ataques.

São Paulo, 30 de maio de 2022

Diretoria Colegiada Plena do Sintusp