Funcionárias (os) do Bandejão em Luta

Após mais de 40 dias de mobilização, finalmente a reitoria apresentou uma proposta para solucionar a situação sanitária do restaurante central. Conforme já noticiamos, em janeiro houve um surto de Covid no local, com praticamente metade dos funcionários contaminados. Diante disso, as chefias foram totalmente autoritárias, o que revoltou o pessoal que iniciou uma paralisação sanitária.

A reivindicação central era que os trabalhadores pudessem ficar em permanência em domicílio, retornando apenas alguns dias antes do início das aulas. E também que a própria reabertura levasse em consideração os problemas sanitários e tenha um plano adequado para proteger os funcionários e os estudantes.

Nesta quinta, ainda pela manhã, a Copert enfim marcou uma reunião para o período do tarde com o sindicato. Eles apresentaram a seguinte proposta:

  • Funcionários do bandejão ficam em permanência em domicílio até o próximo dia 4, mantendo apenas alguma atividade que seja considerada essencial
  • No dia 07 haverá a apresentação de um Plano para a reabertura do restaurante, elaborada pela SAS e pela Superintendência de Saúde. Neste dia, os funcionários poderão apresentar críticas e sugestões ao plano.
  • No dia 08, ocorrerá uma palestra com a Superintendência de Saúde, provavelmente com o Prof. Lotuffo, sobre a situação sanitária e os protocolos de segurança
  • A partir do dia 09, o retorno ao trabalho com a preparação do restaurante para a reabertura na semana de volta das aulas, a partir do dia 14 de março.

Após a reunião da Copert, os funcionários reunidos no restaurante votaram por ampla maioria a aceitação da proposta apresentada pela reitoria. Houve falas saudando a luta e a coragem dessas trabalhadoras e trabalhadores, e a necessidade de manter a união e a organização. Afinal, caso o plano que será apresentado no dia 7 não contemplar as necessidades dos trabalhadores, a mobilização poderá ser retomada!

Às trabalhadoras e trabalhadores do Bandejão, um grande parabéns pela sua luta exemplar, que tanto nos orgulhou nesses dias!

Também agradecemos os apoios externos, bem como dos estudantes e de funcionários de outras unidades que expressaram sua solidariedade durante os dias de luta no bandejão!