O Conselho Diretor de Base do SINTUSP, reunido em 25/06/2021, vem manifestar seu completo repúdio à tentativa de retirada da sede do Sindicato dos Metroviários por parte do governo de João Dória. O imóvel é ocupado pelo sindicato desde a década de 1980, sendo um local de referência não apenas para os metroviários e metroviárias, mas também para o conjunto dos trabalhadores e movimentos populares de São Paulo. Agora, o Governo planeja tomar esse importante espaço para repassá-lo às empreiteiras, transformando-o em mais um elemento da especulação imobiliária na região do Tatuapé.

Cabe destacar que o Governo do Estado tenta aplicar essa absurda medida antissindical logo depois de uma forte greve dos metroviários e metroviárias, responsável por evidenciar como João Dória, apesar de toda a demagogia feita na contraposição midiática à política genocida de Bolsonaro, permanece sendo o mesmo inimigo dos trabalhadores que sempre foi. Isso não é por acaso, e mostra como o objetivo da medida é fundamentalmente enfraquecer o Sindicato dos Metroviários para poder aprofundar seus ataques contra os trabalhadores e trabalhadoras do transporte.

Dessa forma, manifestamos nosso repúdio a esse ato antissindical capitaneado pelo governo de João Dória e ao pedido de reintegração de posse protocolado pelo Governo do Estado no dia 24/06, prestando toda a nossa solidariedade aos companheiros e companheiras que hoje resistem contra a tomada da sede do Sindicato dos Metroviários.

Conselho Diretor de Base
SINTUSP