A Reitoria lamenta e repudia com veemência a detenção, por parte do governo de Israel, da vereadora, doutoranda e funcionária da Unicamp Mariana Conti e de integrantes da Global Sumud Flotilla, missão internacional humanitária cujo objetivo é furar o bloqueio na Faixa de Gaza, levando medicamentos e alimentos, entre outros itens, aos palestinos.

A interceptação de embarcações da flotilha e a subsequente detenção de cidadãos brasileiros e estrangeiros em águas internacionais, para além de violar direitos e de colocar em risco a vida dos pacifistas, revela ao mundo a truculência que tem caracterizado as ações das forças militares israelenses, responsáveis pela morte de milhares de palestinos e pelo cerco que condena os sobreviventes à fome e à privação de toda sorte, deixando-os sem as mínimas condições de subsistência.

A Reitoria se solidariza com os manifestantes e se junta àqueles que exigem a imediata libertação dos detidos. Reitera, da mesma forma, sua exortação pelo diálogo por acreditar que esse é o único caminho a ser trilhado para pôr fim à barbárie.   

Campinas, 2 de outubro de 2025″