Nesta segunda, dia 7/3, às 14h, teremos a reunião de negociação da nossa pauta salarial entre o Cruesp e o Fórum das Seis. Após meses de enrolação, enfim os reitores agendaram essa reunião.

Lembrando que estamos em negociação ainda da nossa data base de 2021, tendo em vista o congelamento dos nossos salários imposto pelas reitorias na negociação do ano passado, sob o argumento da Lei Complementar 173. Como a vigência dessa lei era até dezembro, e com o aumento vertiginoso da inflação, o Fórum das Seis atualizou a pauta ainda em novembro, e desde então aguardamos negociação. A pauta atualizada de reivindicações é a seguinte:

  1. Reajuste, retroativo a janeiro 2022, de 20% para recuperação parcial da perda acumulada desde maio/2012;
  2. Negociação de um plano de reposição para zerar as perdas restantes, relativas ao período de maio/2012 a abril/2022, com a perspectiva de concluir a discussão deste plano ainda na data-base de 2022. As perdas totais desde 2012 exigiria um reajuste de 40%!
  3. Negociação de um plano para a valorização dos níveis iniciais das carreiras, com base nas propostas do Fórum das Seis (no nosso caso, a proposta é de um valor fixo para todos, que incide proporcionalmente mais nos menores salários. Nossa assembleia aprovou o valor de R$1.200,00)

Reforçamos que essa é a negociação ainda da data base de 2021, a pauta da data-base 2022 ainda será elaborada pelo Fórum das Seis, já levando em consideração o que conseguirmos avançar na negociação de agora.

O Fórum das Seis indica um dia de paralisação para a próxima semana, no dia 16, e reforça que se nossas reivindicações não forem atendidas, as entidades devem discutir o indicativo de Greve! Não dá mais pra aceitar arrocho!

Participe do Encontro Virtual das três Universidades para acompanhar a negociação!

O Fórum das Seis solicitou que a reunião fosse transmitida, mas até o momento não obteve resposta dos reitores.

De todo modo, abriremos uma sala online em 7/3, a partir das 12h. Mesmo que a negociação não seja transmitida, o objetivo é termos um espaço para que as/ os interessadas/os possam discutir e acompanhar a negociação a partir dos informes que forem surgindo. Após a negociação, por volta das 16h, os representantes das entidades sindicais do Fórum das Seis entrarão na sala para repassar os informes mais detalhados da negociação, no caso dela não ser transmitida.

O link do encontro virtual das três universidades é: https://bit.ly/F6eCruesp