O Sintusp manifesta seu profundo pesar pela morte de Rafael Gomes de Abreu, trabalhador terceirizado da USP, ocorrida no dia 16 de abril, no Campus da ESALQ, em Piracicaba. Rafael tinha 29 anos.

Nos solidarizamos com seus familiares, amigos e colegas, nos colocando à disposição para todo apoio necessário neste momento de dor.

A morte de Rafael não pode ser tratada como um caso isolado. Dados do Ministério Público do Trabalho mostram que a maioria das vítimas de acidentes de trabalho são terceirizados, evidenciando uma lógica de precarização, com falta de segurança e fiscalização.

Na USP, a ausência de transparência sobre acidentes envolvendo terceirizados agrava esse cenário. Não é aceitável que trabalhadores percam a vida em seus locais de trabalho.

É preciso responsabilização e mudanças nas condições de trabalho. A vida deve estar acima do lucro.

O Sintusp seguirá na luta por condições dignas, igualdade de direitos e pelo fim da terceirização.

Rafael presente, hoje e sempre