Não há Orgulho no Genocídio! Abaixo o Pinkwashing!

Hoje, dia 28 de junho, é o dia internacional do orgulho LGBTQIAP+, onde lembramos da luta das pessoas LGBTQIAP+ pelo direito a existir e ter sua integridade, identidade e sexualidade respeitadas. Há 56 anos, na revolta de Stonewall, nos EUA, milhares tomaram as ruas pra dizer basta a violência contra a população LGBT.

De lá para cá, a luta se fortaleceu, mas pouco resultou em políticas que garantissem a vida e a integridade das pessoas LGBTs. O Brasil, embora seja palco de uma das maiores Paradas LGBT do mundo, é um dos países com mais mortes dessa população.

O pinkwashing, termo em inglês que significa o uso mercadológico e o apagamento e cooptação das pautas LGBT para desviar a atenção sobre pautas como o genocídio do povo palestino em curso.

Ao longo da história a aliança entre oprimidos e explorados, entre a população LGBT e a classe trabalhadora, como na heroica greve dos mineiros na década de 80 da Inglaterra contra o governo da liberal Margareth Thatcher, quando um grupo de ativistas GLS arrecadaram fundos para ajudar as famílias dos grevistas (o filme Pride trata dessa luta) ou na nossa grande greve de 2014 quando diversos ativistas Trans estiveram conosco ajudando a manter os piquetes e atos nos 118 dias que a greve durou.

Por isso dizemos não ao pinkwashing. Viva a luta dos trabalhadores e das LGBTQIAP+ do mundo todo!
Palestina livre, do rio ao mar!