Ver PDF

O Fórum das Seis – que congrega as entidades sindicais e estudantis da Unesp, Unicamp, USP e
Centro Paula Souza (Ceeteps) – manifesta preocupação com a iniciativa da Unesp de propor aos seus
colegiados superiores (Câmara Central de Graduação/CCG e Conselho de Ensino, Pesquisa e
Extensão/CEPE) o não oferecimento de vagas no curso de Engenharia da Pesca, no campus de Registro,
para o vestibular de 2026. O fato nos preocupa porque pode representar um primeiro passo para a extinção desse importante curso, cujos problemas atuais exigem uma maior atenção da administração geral da Universidade, no sentido de dar condições para que sejam superados.


Segundo manifestação recente do Conselho do Curso de Engenharia de Pesca de Registro, esta é a
única graduação do gênero no estado de São Paulo. O curso propicia a formação de profissionais habilitados para a atuação concreta na atividade de psicultura, bem como para a realização de pesquisas sobre questões ligadas a ela, constituindo um dispositivo fundamental para o fornecimento de mão de obra especializada num momento em que o mercado de pescados está em franca expansão no estado e no país. Produz conhecimento e tecnologia para o manejo sustentável dos recursos pesqueiros e para a preservação do meio ambiente aquático, seja ele marinho ou de rios, lagoas e manguezais. Trata-se de um curso de importância estratégica para o desenvolvimento da psicultura praticada por ribeirinhos e para o processo de industrialização desta atividade econômica.


O Fórum das Seis apela para que se estabeleça um diálogo mais profundo e democrático com a
comunidade acerca de uma questão tão delicada e importante quanto o eventual fechamento e a consequente diminuição da oferta de vagas no ensino superior público paulista. Ao mesmo tempo, insta a Unesp a envidar esforços para que sejam providenciadas condições que viabilizem a sustentabilidade do curso e a preservação das vagas oferecidas aos nossos jovens.

São Paulo, 30 de junho de 2025
Fórum das Seis