A primeira semana de atividades do ano já começou com uma pequena obra dentro do Parque CienTec USP, que fica em frente ao Zoológico de SP. Longe de ser alguma das muitas obras necessárias para revitalizar esse importante espaço de extensão universitária, está sendo construída uma estrutura para abrigar uma pequena base policial, provavelmente da Polícia Militar.
A tradicional justificativa de impedir supostos crimes, como utilizado para introduzir a PM no Campus Butantã, nem cabe neste caso, pois o local não tem histórico de ocorrências como assaltos, por exemplo. O que tem acontecido é uma movimentação do poder público, representado pela PM e pela GCM, para expulsar os vendedores ambulantes que trabalham há décadas na frente do estacionamento do Zoológico.

Os problemas começaram com a concessão do Jd. Zoológico e Jd. Botânico para o consórcio Reserva Paulista em 2021, durante o governo João Dória (PSDB). Na ânsia de aumentar seu faturamento, o poderoso grupo de capitalistas usa o poder público para expulsar os trabalhadores do local. Ao fornecer espaço para uma base policial dentro do Parque CienTec a USP se junta aos governos estadual e à prefeitura para tirar o ganha-pão dessas pessoas em benefício de empresas privadas.

Idosa asmática atingida por gás de pimenta pela GCM