Outro ponto de pauta da reunião da Copert foi o Acordo Coletivo, tendo em vista que estamos próximos do vencimento do atual. O Sintusp encaminhou previamente quais os eixos principais que queremos debater para o novo acordo, sem prejuízo de novas propostas mais específicas. São eles:
- Abono das Horas de Pontes e Recesso
- Bloco sobre saúde: temas como consultas de especialidades (nutrição, fisioterapia, psicologia) aumento de consultas de dia inteiro, aumento das horas de consulta médica, entre outros
- Participação da categoria em atividades sindicais
- Contribuição negocial (que legalmente é necessário constar em acordo, mas que ainda discutiremos em Assembleia)
Além desses eixos principais, também apresentamos na própria reunião alguns temas que já discutimos em unidades, como a situação dos motoristas e do recesso escolar das creches.
O prof. Wilson iniciou a discussão reafirmando a disposição da reitoria em renovar o Acordo, já destacando que a proposta da Administração será de uma vigência de 2 anos. Admitiu a necessidade de um cronograma de reuniões que possibilite uma discussão efetiva dos principais temas a serem negociados. De imediato, foi agendada uma nova reunião para a próxima quinta-feira, dia 05/09, para discussão dos itens prévios que enviaremos que detalharão os eixos apresentados acima, bem como eventuais novas propostas que possam surgir. A ideia é agendarmos novas reuniões de negociação, tendo como parâmetro o dia 20/09 para finalizarmos as reuniões, com tempo hábil para o sindicato convocar as Assembleias nos Campi.
Como sempre destacamos, mais importante do que levarmos várias propostas, é construirmos a força necessária para conseguir incluí-las no Acordo. Nesse sentido, já aprendemos que sem mobilização e Luta não há conquistas significativas. Por isso é fundamental que todas e todos acompanhem os informes e participem das reuniões de unidade e das Assembleias! Vamos à Luta!
Ver o informe sobre o outro ponto da reunião da Copert AQUI.