Nesta segunda, dia 06, ocorreu uma reunião entre os representantes do Fórum das Seis e os responsáveis pelas áreas financeiras da USP, Unesp e Unicamp. Essa reunião é preparatória para a Negociação, que ocorrerá no dia 16. Nessas reuniões “técnicas”, a discussão é sobre a situação financeira das universidades, o cenário econômico da arrecadação do ICMS e o impacto caso nossas reivindicações sejam atendidas.
Na reunião desta segunda, o ponto que podemos destacar que é o mais relevante para a nossa campanha salarial é que os próprios técnicos admitem que a arrecadação do ICMS será maior do que o previsto inicialmente pela Secretaria da Fazenda. A previsão da Fazenda é que a arrecadação seria de 154 bilhões, e os próprios técnicos das universidades admitem que o valor será de pelo menos 157 bilhões. Isso é significativo, pois historicamente nessas reuniões os técnicos sempre puxam pra baixo. Considerando que os orçamentos das universidades foram montados em cima da previsão da Fazenda, e que já constava a previsão da reposição da inflação dos últimos 12 meses, já dá pra afirmar que dinheiro tem pra atender nossa reivindicação!
Como sabemos, além da alta na arrecadação, as Universidades acumularam um enorme caixa, que somado é de cerca de 10 bilhões (só na USP é mais de 6 bilhões). Esse caixa foi feito às custas dos nossos salários e postos de trabalho. Passou da hora de cobrarmos o que é nosso!
Ficou agendada uma próxima reunião técnica para o dia 15, véspera da negociação, para avaliarmos o cenário a partir do fechamento dos dados de arrecadação do mês de abril.