Na última reunião do Conselho Universitário, ocorrida em 07 de março, o reitor anunciou que ocorrerá um Conselho extraordinário no dia 23 para discutir, entre outras coisas, uma proposta de “valorização” de docentes e funcionários. No informe o reitor não detalhou qual seria a proposta.

Tivemos acesso nesta tarde aos documentos que estão tramitando na COP e na CLR e que será enviado para o CO (veja os documentos aqui e aqui) São dois projetos. Um retoma o Prêmio de Excelência Acadêmica, com valor de 5 mil reais para todos, docentes e funcionários.

O outro projeto será um Plano de Gratificação de Valorização, Retenção e Permanência, que será destinado apenas a docentes e funcionários que ingressaram após 2003, ou seja, que tenham menos de 20 anos de USP. Nessa proposta, para os funcionários enquadrados nessas condições o valor seria entre 4.500 e 5 mil reais. Já para os docentes, os valores seriam de 27 a 30 mil reais! Ou seja, além de excluir os funcionários e docentes mais velhos de casa, a proposta estabelece um valor 6 vezes maior para os docentes! Um escândalo.

Importante lembrar que esse tipo de bonificação não é incorporado aos salários. E, claro, a reitoria coloca isso nas vésperas da campanha salarial para desmobilizar a luta pelos reajustes!

No Fórum da Seis nós temos uma reivindicação na pauta unificada das 3 Universidades de valorização dos salários iniciais, que no caso dos servidores técnico-administrativos a reivindicação é de um valor fixo a ser incorporado nos salários de R$1.200,00. Um valor fixo implica numa valorização proporcionalmente maior para quem tem salários mais baixos. Essa proposta seria muito mais interessante, já que valorizaria nossos salários como um tudo, especialmente os que ganham menos!

De todo modo, não aceitaremos essa diferenciação absurda! Nos próximos dias divulgaremos propostas de luta para a categoria para garantir a isonomia!

Acesse a íntegra dos Documentos com as propostas da reitoria:

Portaria sobre o Prêmio: https://www.sintusp.org.br/wp-content/uploads/2023/03/Processo-2023.1.2158.1.3_USP_Premio.pdf

Portaria sobre a Proposta de Gratificação: https://www.sintusp.org.br/wp-content/uploads/2023/03/Processo-2023.1.2159.1.0_USP_Gratificacao.pdf