Conforme já havíamos informado, os representantes de funcionários no Conselho Universitário colheram 31 assinaturas de membros do conselho, algumas a mais que o exigido para forçar o reitor a pautar a questão da desvinculação do HRAC na reunião do conselho. Isso foi necessário tendo em vista que o reitor declarou que por ele o tema não seria pautado.
Para nossa surpresa, no entanto, na reunião que aconteceu na última terça, 23/8, o tema não entrou na pauta. Indagamos a secretaria geral, chefiada atualmente pela professora Marina Helena Gallottini. A resposta que recebemos afirma que, dentre os nomes que apresentamos, havia alguns que eram suplentes e outros vice-diretores. Ora, no regimento diz apenas que precisam ser membros do Conselho, os suplentes, no dia que assinaram, eram membros do colegiado. Não está explícito no regimento que suplentes não poderiam assinar.
Entendemos que a negativa em pautar, apoiando-se em argumentos formais, é mais uma atitude autoritária da reitoria, que decidiu fazer passar “goela abaixo” a desvinculação do HRAC com sua entrega para a Faepa, organização “social” que lucrará milhões com a gestão do Centrinho. Enquanto o reitor se nega a rediscutir o tema com a comunidade universitária, a Faepa já vai impondo sua forma de gestão. Nisso tudo, os maiores prejudicados, além dos funcionários, serão os pacientes. Precisamos retomar a luta para obrigar a reitoria a rediscutir o tema e revertermos a desvinculação.

O HRAC é da USP!