No dia 09/06, na próxima quinta-feira, ocorrerá a eleição de 3 representantes de funcionárias (os) junto ao Conselho Universitário da USP. Como sabemos, esse colegiado é extremamente antidemocrático. O CO tem mais de 120 membros, e nós temos apenas 3 representantes. Quem domina o Conselho são os professores titulares que ocupam cargo de gestão.
Sendo assim, não temos nenhuma ilusão que podemos obter conquistas por dentro desse colegiado. Nossa força está aqui fora, na mobilização que conseguimos construir em cada momento.
Ainda assim, achamos muito importante ocuparmos esse espaço para fazer ecoar as demandas da categoria, já que são poucos os momentos que podemos nos expressar. Temos várias questões fundamentais, como as condições de trabalho, o agravamento das situações de adoecimento mental, muitas vezes fruto das políticas institucionais. Temos nossas demandas salariais, de reposição das nossas perdas acumuladas e de valorização dos salários mais baixos. Questões ligadas à nossa carreira, necessidade de contratações, atendimento de saúde. Nesse momento está em curso uma importante luta para reverter a desvinculação do HRAC. Enfim, há uma série de questões que devemos expressar também naquele espaço do Conselho universitário.
Por isso, é fundamental elegermos representantes comprometidos com as discussões coletivas da categoria, com as reuniões e assembleias. É muito comum aparecerem candidatos nesse tipo de eleição que estão mais preocupados com projetos individuais, isso quando não são diretamente alinhados com os interesses da reitoria.
Por isso nossa Assembleia aprovou a indicação de 3 nomes que se comprometeram com as nossas demandas coletivas.
Quem são os 3 nomes aprovados em Assembleia?
A Assembleia aprovou os nomes de Reinaldo, Bárbara (Babi) e Samuel para nos representar. É uma indicação que expressa a unidade entre capital e interior.
Reinaldo é diretor do sindicato, funcionário da Faculdade de Educação. Esteve como representante no CO nos últimos dois anos, e fez sempre falas comprometidas com a categoria.
Bárbara (Babi) é funcionária do HU, sendo uma das representantes do hospital no CDB do sindicato. Também foi representante no CO nos dois últimos anos, com intervenções importantes também sobre os temas em pauta.
Samuel é diretor do sindicato e funcionário da FM de Ribeirão Preto. Jovem trabalhador, iniciando sua participação mais ativa nas ações dos trabalhadores e expressando a renovação necessária para formarmos novas lideranças comprometidas com a categoria.
Cada trabalhador poderá votar em até 3 nomes. Vote nos 3 indicados pela Assembleia!
*A votação será eletrônica, o link chegará por email
Vídeo do diretor do Sintusp Magno de Carvalho chamando o voto nos 3 nomes definidos pela Assembleia
Vídeo do Diretor do Sintusp e candidato a representante no CO Reinaldo Santos de Souza chamando voto nos 3 nomes definidos em Assembleia.