Moção pública de apoio ao Congresso dos trabalhadores da USP, e de repúdio as restrições a ele impostas pela reitoria da USP
Moção pública de apoio ao Congresso dos trabalhadores da USP, e de repúdio as restrições a ele impostas pela reitoria da USP
São Paulo, 25 de abril de 2019
Constituição da República Federativa do Brasil:
Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
(...)
VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei;
Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
E também:
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
(…)
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
Art. 9º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.
Art. 10. É assegurada a participação dos trabalhadores e empregadores nos colegiados dos órgãos públicos em que seus interesses profissionais ou previdenciários sejam objeto de discussão e deliberação.
Chega um tempo em que não se diz mais nada, porque as palavras se tornaram inúteis.
Em vão as estudantes e os estudantes, as trabalhadoras e os trabalhadores batem à porta, mas não abrirão, e ficam sozinhos enquanto as luzes se apagam,
Mas, na sombra da ALESP, tuas arrogâncias resplandecem enormes.
São todos certeza, dissimulam o sofrer e assim escolhem quem serão seus amigos e pares.
Não sabem que as coisas mudam, que o futuro não será tal qual projetam? Que as bestas devoraram seu xadrez e ora arrotam suas, --- destroçadas --- regras?
Come ananás, mastiga destinos, buristocrata, teu fim está próximo.
AMORCRUSP